Welcome to Papo de Veterinária!
Papo de Veterinária
Oct. 5, 2026

Nós subestimamos a dor dos animais? Ciência, analgesia e acupuntura veterinária

Nós subestimamos a dor dos animais? Ciência, analgesia e acupuntura veterinária
Nós subestimamos a dor dos animais? Ciência, analgesia e acupuntura veterinária
Papo de Veterinária
Nós subestimamos a dor dos animais? Ciência, analgesia e acupuntura veterinária

Neste episódio do Papo de Veterinária, eu converso com o professor Stelio Pacca Loureiro Luna, uma das grandes referências brasileiras em anestesiologia, analgesia, avaliação da dor e acupuntura veterinária.

Falamos sobre o quanto mudou a maneira como a Medicina Veterinária reconhece e trata a dor nos animais e sobre práticas que, no passado, eram consideradas normais, mas que hoje seriam difíceis de aceitar.

Ao longo da conversa, discutimos também como avaliar a dor em pacientes que não conseguem nos dizer o que estão sentindo, o papel das escalas de dor na tomada de decisão clínica e os desafios que ainda existem no reconhecimento e no tratamento adequado da dor em diferentes espécies.

A acupuntura também ocupa um espaço importante neste Papo. Stelio relembra como essa área entrou em sua trajetória, as resistências enfrentadas ao longo do caminho e a importância de aproximar práticas tradicionais da pesquisa e da comprovação científica.

Mas o episódio vai além das técnicas.

Conversamos sobre pesquisa, carreira acadêmica, experiências internacionais, formação de diferentes gerações de médicos veterinários e sobre como a ciência exige não apenas conhecimento, mas também curiosidade, senso crítico e disposição para rever convicções.

Te encontro na próxima segunda-feira às 7h.

Para entrar no nosso grupo de Whatsapp e receber os novos vídeos e conteúdos semanalmente, clique no link: https://chat.whatsapp.com/ILPpwyh0howEsU102woToV

Siga-nos nas redes sociais!

IG: @canalpapodeveterinaria | FB: @papodeveterinaria | YT:youtube.com/papodeveterinaria | TkTk: @papo.de.veterinri

Curtiu esse conteúdo?